O que fazer em Florianópolis: 20 dicas de passeios

As praias, sem a menor dúvida, garantem um roteiro e tanto pela capital catarinense. Porém, há muito mais o que fazer em Florianópolis.

Para você ter uma ideia, são tantas atrações, passeios, trilhas, mirantes e outros pontos turísticos, que em dez dias eu não consegui conhecer todos os lugares que gostaria.

E o melhor: muitas das coisas para fazer em Floripa são de graça, ou não custam muito. Com exceção de um ou outro passeio, os gastos que temos são com transporte e alimentação.

Portanto, para que você caia na real e perceba que três ou quatro dias é pouco pra tudo o que a cidade tem pra oferecer, neste texto vou te dar vinte sugestões que você poderá incluir na sua viagem.

1- Mercado Público de Florianópolis
Não importa qual o destino, se ele tiver um mercado público é muito provável que o lugar se transforme em um ponto turístico. E, obviamente, não é diferente com o de Floripa.

Localizado no centro, pertinho do terminal de ônibus e da rodoviária, o Mercado Público de Florianópolis chama atenção pela sua abundância de bares e restaurantes.

Outros produtos também são comercializados, porém, quem vai normalmente está interessado em provar algumas das delícias locais.

A maioria dos restaurantes oferecem menus para duas pessoas, a preços não tão amigáveis.

2- Mirante Morro da Cruz
Quem gosta de ver as cidades do alto certamente ficará contente em visitar o Mirante Morro da Cruz. Isso porque, a apenas sete quilômetros do centro, é deste local que você terá uma das mais belas vistas de Floripa.

Se possível, programe para visitá-lo em um fim de tarde porque é quando o cenário fica ainda mais apaixonante.

Para chegar até lá uma corrida de Uber a partir do centro deve custar cerca de R$ 18,00. Porém, se você também não se importa de andar de ônibus, a boa notícia é que há uma linha que te deixa exatamente no acesso do mirante.

A linha 160 sai do terminal do centro (TICEN) e faz o percurso em cerca 40 minutos. Apenas consulte o horário antes de ir pois as saídas não são tão frequentes (se não me engano a cada quarenta minutos).

Importante lembrar que o acesso é gratuito, e que você não encontrará nenhuma estrutura turística por lá.

3- Caminhada pela Beira Mar Norte
Estava a caminho do centro dentro de um ônibus quando saltei antes do terminal para finalizar o percurso a pé.

Ainda que com tráfego intenso, a Beira Mar Norte e sua orla bem cuidada é um local bastante agradável para uma caminhada. Não há nada de muito especial, mas o calçadão atrai os esportistas de plantão e a região rende algumas fotos bacanas.

É por estes lados que está o Beiramar Shopping e muitos hotéis de rede.

4- Fim de tarde em Santo Antônio de Lisboa
Acredito que criei uma expectativa além da conta por Santo Antônio de Lisboa, porém, o bairro que é um dos mais antigos de Florianópolis, de fato rende um fim de tarde especial.

Com uma orla bem servida de restaurantes com decks à beira-mar, é um dos melhores lugares para um entardecer com muito charme e sem grandes compromissos.

Além disso, para deixar o passeio mais completo você pode ir caminhando até Sambaqui, a praia e bairro vizinho que fica a cerca de três quilômetros, e que também compõem a Rota do Sol Poente.

5- Dar uma volta à Ilha
Se acaso você for viajar na baixa temporada – que é quando não estará sujeito a congestionamentos sem fim – uma boa dica do que fazer em Florianópolis é alugar um carro e reservar um ou dois dias para rodar pelo maior número de praias possíveis.

É bem verdade que quem quer ficar à toa de frente para o mar não achará essa sugestão tão atraente. Porém, para mim, essa é uma ótima maneira de começar a conhecer um destino que dispõem de dezenas de praias.

Depois de ter esse panorama dos pedaços de areia mais concorridos, volte com mais calma naqueles que mais te agradar.

Quer saber outras dicas? Conheça o VoltoLogo..