Cuidados com a pele durante a gravidez

Gravidez com saúde e sem mistério, saiba como manter o cuidado com a pele em dia

Imagem de Free-Photos por Pixabay

A gravidez é um processo de muitas mudanças na vida de uma mulher. É um processo de renovação, onde as emoções ficam a flor da pele , o corpo muda muito, os pensamentos, planos e desejos são em função do bebê que está por vir. Nesse momento é muito comum que a futura mamãe deixe um pouco seu autocuidado de lado para se concentrar na nova fase que irá experimentar, no entanto é muito importante não esquecer de si nesse período.

Falando em cuidados diários com a pele durante a gravidez, é interessante de se observar quais as práticas que se adequam à sua rotina, e que possam ser estabelecidos sem grande esforço.

Imagem de chezbeate por Pixabay

 

A hidratação é muito importante e deve se tornar um ritual diário

Beber água deve estar incorporado à sua rotina, em conjunto com os cuidados com a pele que são essenciais para ajudar a minimizar os desgastes corporais. Existem diversos cremes e óleos corporais de hidratação exclusivos para a prevenção de estrias com ação firmadora, que previnem também a flacidez.

Esse ritual de hidratar a pele pode ser transformado em algo muito agradável, o produto pode ser aplicado com uma leve massagem por todo o corpo. Esse é um excelente momento para se conectar com seu corpo e seu bebê.

Devido aos cuidados necessários com a gestação, o uso de diversos produtos é proibido; é imprescindível o acompanhamento da sua dermatologista e da sua  obstetra para garantir toda a segurança possível para a mãe e para o bebê durante e depois da gestação. É muito comum que as mulheres se queixem de problemas como estrias e flacidez em algumas áreas do corpo, o aparecimento de manchas escuras na pele, e melasma.

Como a intervenção medicamentos é vetada nessa fase, a solução é recorrer a estratégias de prevenção, uma vez que são problemas bem chatinhos de lidar, podendo gerar complicações para se resolver. Algumas práticas de cuidado são essênciais para prevenir e minimizar os efeitos decorrentes das mudanças no corpo na gravidez.

Como evitar o melasma na gravidez

Imagem de Taisa Anjos por Pixabay

Ainda não se sabe a causa exata para o surgimento do Melasma, sabe-se que durante a gravidez as mudanças e o excesso de hormônios contribuem para o surgimento dessa pigmentação concentrada na cutânea . Em geral, as regiões mais afetadas por manchas são rosto, axilas, virilha e mamilos, além do surgimento da linha mais escura abaixo da barriga e o escurecimento das pintas.

Ao final da gravidez as manchas escuras tendem a ir embora, no entanto o tão temido melasma não some com o tempo. As regiões do rosto mais afetadas pelo melasma são buço, testa, maçãs do rosto e o nariz.

É sabido que a prevenção é a melhor forma de espantar os vilões da pele perfeita; dentre as dicas para lidar com o melasma, o melhor artificio é fugir da exposição solar sem proteção. O uso do filtro solar é a melhor forma de prevenir do aparecimento, e também para impedir que as manchas de melasma já existentes piorem, uma vez que quanto mais profunda a mancha, mais complexo se torna o tratamento.

 

O protetor solar deve ser usado diariamente, inclusive em dias nublados. Nessa época vale tudo para se esconder do sol, então abuse dos chapéus e bonés, e busque sempre um local com sombra quando estiver em exposição.

Vale ressaltar que a exposição ao sol não é o único fator determinante para o surgimento dos melasmas. Uma vez que gestantes que não se expõem ao sol também podem ser atingidas pelas manchas; no entanto o sol é um fator que eleva consideravelmente as chances do problema ocorrer.

*É importante saber que essa condição não ocorre somente em gestantes; mulheres que tomam anticoncepcional também estão propensas devido a regularidade hormonal ser afetada.

Como evitar estrias e flacidez na gravidez 

A flacidez surge nesse período devido ao ganho de peso, e ao esticamento da pele, ocorre principalmente nas áreas da barriga, seios e parte interna das coxas. As estrias são outra consequência do esticamento repentino ocasionado pela preparação do corpo para a gestação; a pele muitas vezes não tem a hidratação necessária e as fibras se rompem.

Foto por Clínica Caja

Elas são caracterizadas por cicatrizes em formato de linhas finas – surgem vermelhas e depois de um tempo ficam brancas. As estrias atingem principalmente a barriga, seios, quadris e bumbum.

A melhor forma de prevenir estrias e a flacidez é controlar o ganho de peso durante a gestação, e hidratar a pele o máximo possível. Se preocupar em manter uma alimentação saudável é muitíssimo importante nesse período, além de garantir que o bebê receberá todos os nutrientes necessários para seu desenvolvimento,  também  para que a gestante se mantenha saudável, não desenvolva doenças ou complicações, e mantenha seu peso mais equilibrado para facilitar as transformações resultadas pelo parto.