Dicas para entender de vez como esfoliar sua pele

esfoliação facial e corporal de forma simples

Cuidados com a pele – Esfoliação

A esfoliação é um passo de cuidado muito importante, uma vez que promove a circulação sanguínea, remove as células mortas, promovendo a renovação celular da pele, estas células novas são ricas em colágeno. Promovem também uma limpeza profunda dos poros, removendo oleosidade, sujeira e impurezas, da pele do rosto, evitando e removendo cravos e espinhas e tem ação clareadora, ajuda a remover manchas e uniformiza o tom da pele Além é claro, de melhorar aparência da pele, deixando-a mais luminosa, é uma prática renovadora!

Rosto

Se atente a alguns detalhes antes de esfoliar :

Existem esfoliantes específicos para o corpo e o rosto, é importante que cada um seja usado em sua região especifica. O esfoliante corporal conta com granulados maiores que os faciais, caso sejam utilizados no rosto, podem irritar a face, causando descamação e até lesões. Os esfoliantes faciais, por terem uma composição menos hidratante, podem causar ressecamento à pele do corpo caso sejam utilizados ali. É interessante verificar se a pele está em condições de ser esfoliada, caso observe que a pele anda sensível, é necessário adiar a esfoliação para um momento em que a pele esteja recuperada.

Imagem de Monica Aileck Pimienta por Pixabay

Quando esfoliar- todo mundo precisa de uma rotina de esfoliação, o que irá definir essa rotina é o seu tipo de pele e sua sensibilidade. Por isso, é muito importante  compreender qual é o seu tipo de pele, isso irá te ajudar não somente a definir sua rotina de cuidados, mas também a saber quais os melhores produtos e cosméticos são mais indicados pra você. Existe um truque bastante simples para te ajudar a avaliar qual seu tipo de pele:

Teste do lenço de papel:

Ao acordar e com a pele sem produtos, primeiramente passe um lenço de papel limpo no rosto, observe o lenço na claridade. Se o lenço aparecer limpo, isso indica que seu tipo de pele é normal; se aparecer sujeira sua pele é oleosa e se ao passar o lenço sentir que a pele ficou ressecada ou se encontrar escamação no lenço, significa que sua pele é seca.

As peles oleosas podem ser esfoliadas até duas vezes por semana, as normais e ressecadas podem ser esfoliadas até uma vez por semana e as peles mais sensíveis devem ser esfoliadas suavemente uma vez a cada duas semanas.

Como esfoliar: Com o rosto molhado, aplique com as mãos em toda a região do rosto uma pequena quantidade de produto esfoliante fazendo movimentos circulares, depois enxague com água. Após enxaguar e secar suavemente com uma toalha, siga a rotina de hidratação ideal para sua pele e não esqueça de aplicar protetor solar. A pele pode ficar um pouco sensível após a esfoliação, uma boa dica é evitar passar maquiagem nesse dia, deixando a pele respirar. Pode abusar da agua termal para acalmar sua pele!

Photo by Photoholgic on Unsplash

Corpo – o restante do corpo também precisa de esfoliação

Imagem de JIb_Enjoy por Pixabay

A esfoliação corporal pode ser feita com sabonete esfoliante, ou com  a própria esponja (ou bucha vegetal) utilizadas diariamente; a esfoliação corporal atinge a camada superficial da pele fazendo com que a circulação seja estimulada, estimula a pele a ser desintoxicada, além de ser uma forma de combater a celulite.

As áreas do corpo que são mais ressecadas são muito beneficiadas com esfoliação, como joelhos, cotovelos e pés. No corpo a esfoliação também auxilia no combate à pelos encravados uma vez que desobstrui os poros, sendo uma grande aliada antes e depois da depilação, lembre-se apenas de não esfoliar imediatamente após a depilação, como a pele fica sensibilizada é importante esperar um prazo de três dias para não agredi-la.